Você já ouviu falar sobre a Modalidade Assemelhada a Vale-Brinde? Talvez você não conheça através do nome técnico, mas provavelmente já participou de alguma premiação utilizando esta metodologia.
Saber quais são as possibilidades de prêmios é muito bacana para você entender quais delas fazem mais sentido para o seu tipo de negócio. E, apesar de serem conceitos simples, sorteio e semelhantes são procedimentos sérios.
Há uma série de pontos que devem ser seguidos para que, de fato, tudo seja classificado como dentro da lei. Neste artigo você vai ficar por dentro do método da modalidade assemelhada para o vale-brinde.
Quando falamos em Modalidade Assemelhada a Vale-Brinde a forma mais fácil de definir é fazendo a comparação com a modalidade vale-brinde.
Neste último caso, TODOS os participantes ganham alguma coisa, o que já não acontece na modalidade assemelhada. Neste caso, apenas alguns serão contemplados com os prêmios.
Além disso, uma das premissas para ser enquadrado nesta categoria é que a premiação é feita de forma instantânea.
Vamos dar um exemplo prático para que você entenda melhor: você faz uma compra no mercado e depois de gastar determinado valor ganha um cupom para você raspar.
Depois de raspar você saberá, ali na hora, se ganhou algum prêmio ou não. Por isso é considerada uma premiação instantânea. Há duas formas de aplicar a Modalidade Assemelhada a Vale-brinde:
É justamente este exemplo do supermercado dado anteriormente. Você realiza uma compra e recebe um cupom físico para raspar. Não necessariamente precisa haver um valor mínimo, isso depende do critério da promoção.
São os cupons que são dados pela internet. O processo para o consumidor é o mesmo: ele recebe um cupom online e “raspa” na hora, recebendo ou não o prêmio.
Nesse caso, a premiação pode ser determinada, por exemplo, através da data e hora (é o período em que o prêmio será ofertado).
Lembrando que é preciso informar para a fiscalização qual é a porcentagem de cupons vencedores.
Porque os estabelecimentos gostam tanto de apostar na Modalidade Assemelhada a Vale-brinde? É na verdade, uma técnica de vendas que irá instigar o consumidor a comprar mais e mais.
Normalmente o volume de prêmios é alto e, em contrapartida, não são valores incríveis (é claro que existem exceções). Mas, de modo geral, muitas pessoas são premiadas e, independente do valor, é sempre bacana receber o prêmio.
Sendo assim, muitos acabam comprando novamente apenas para ter a oportunidade de ganhar mais alguma coisa. É uma maneira de fidelizar o cliente.
E isso não vale apenas para supermercado, mas qualquer tipo de loja, seja ela de produtos ou serviços. Pense em prêmios que irão atrair a atenção dos clientes. Pode ser descontos, produtos, dinheiro…
Esta modalidade também apresenta a isenção fiscal de 20% do IR (Imposto de Renda) sobre o valor dos prêmios.
Entretanto, para ter direito a esse desconto é preciso que o valor de cada premiação não exceda R$ 560,00.
É uma forma de atrair mais seu público, aumentar o volume de vendas e, ainda por cima, reduzir os impostos.
Enfim, esse foi um resumo sobre essa modalidade tão utilizada no comércio e que pode trazer ótimos resultados para a sua empresa.
Não tem muito segredo na Modalidade Assemelhada a Vale-brinde, mas lembre-se de que é um resultado instantâneo e que não são todos os participantes que irão usufruir de prêmios.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |