Como Fazer Um Sorteio No Instagram?


O Instagram é hoje uma das ferramentas de divulgação mais úteis e eficazes na internet. Não é por acaso que todas as marcas criam estratégias para se posicionar nessa rede social, que é uma das mais utilizadas no Brasil. Uma dessas estratégias são os sorteios, que fazem muito sucesso e trazem novos seguidores e clientes em potencial para sua marca. Não sabe ainda como fazer um sorteio no Instagram?

Por mais que não seja tão complexo, muitas pessoas não sabem quais são os passos necessários para fazer um sorteio no Instagram de forma adequada, para tirar o máximo de proveito dessa técnica que vem sendo cada vez mais utilizada em diversos segmentos.

Para te ajudar, nós preparamos esse guia completo onde você vai descobrir como fazer um sorteio no Instagram, além de dicas para ter ainda mais engajamento com essa estratégia. Confira!

Como fazer um sorteio no Instagram: Você sabia que a maioria são ilegais?

Basta entrar no seu Instagram para se deparar com diversos sorteios acontecendo, desde aparelhos eletrônicos de última geração, produtos de beleza, prestação de serviços e vários outros. O que muita gente não sabe, é que a grande maioria desses sorteios acontecem de forma ilegal.

Isso não quer dizer que o sorteio seja desonesto, mesmo que em alguns casos realmente seja um caso de golpes, que são infelizmente bem comuns na internet, mas significa que os sorteios não estão dentro das especificações previstas em leis, ou seja, são ilegais.

Quando falamos de um sorteio de Instagram de forma legal, ele deve ser registrado, e esse é um procedimento que além de envolver algumas questões burocráticas como prestação de contas, também gera despesas como a taxa de registro e o pagamento adequado de impostos sob os lucros obtidos. Por isso, muitas empresas acabam optando por manter o sorteio ‘’embaixo dos panos’’.

E como saber se um sorteio no Instagram está acontecendo de forma ilegal? O primeiro ponto é que quando a promoção não possui registro, você não a encontra o certificado de autorização, que por definição da lei deve estar disponível para o público. O segundo ponto é que um sorteio ilegal é através da análise da mecânica da promoção.

No Instagram, por exemplo, é muito comum que os resultados das promoções sejam dados através de um sorteio eletrônico, o que por lei não é permitido, já deixando claro que aquele sorteio não possui registro.

Como fazer um sorteio do Instagram dentro das especificações da lei?

Confira com a gente algumas dicas importantes para que o sorteio no Instagram esteja de acordo com as especificações da lei. Para isso, você pode utilizar duas alternativas que se enquadram na não necessidade de registro, eliminando toda a burocracia envolvida, mas ainda assim mantendo a sua estratégia dentro da lei. Confira!

  • Opte pelo concurso nas redes sociais.

    A modalidade de concurso é diferente da modalidade de sorteio em alguns aspectos importantes, começando pelo fato de que um concurso é uma espécie de competição entre os participantes, enquanto o sorteio é uma questão de sorte. Utilizar essa modalidade como substituição de um sorteio, é uma estratégia inteligente para ‘’burlar’’ as burocracias do registro.

  • Modalidade assemelhada ao concurso

    Outra opção para que o sorteio do Instagram aconteça dentro das especificações da lei, é optar pela modalidade assemelhada ao concurso. Essa modalidade acontece com cupons eletrônicos, que depois são impressos e sorteados, com resultado divulgado em redes sociais, principalmente com o uso da ferramenta de lives.

Contato

Vila Rica  Promoção Comercial – CNPJ: 36.456.502/0001/79